Notícias
Responsáveis Técnicos de GRSCs terão treinamento sobre portaria 1358 em março
23/01/26
O Programa Nacional de Sanidade Suídea do Rio Grande do Sul, juntamente com o Mapa, vai realizar em março treinamentos sobre a Portaria Mapa nº 1358/2025. A publicação atualiza os procedimentos para a certificação de Granjas de Reprodutores Suínos (GRSC), substituindo a antiga Instrução Normativa nº 19/2002. No dia 9 de março, o treinamento será exclusivo para técnicos do Serviço Veterinário Oficial. Já no dia 11, o público-alvo são os Responsáveis Técnicos das granjas de reprodutores. A capacitação será realizada na Casa do Fundesa, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, das 8h às 12h.
A portaria tem o objetivo de fortalecer a biosseguridade e a rastreabilidade em unidades produtoras de material genético, estabelecendo critérios rigorosos para o controle de doenças como a Peste Suína Africana (PSA), Peste Suína Clássica (PSC) e a Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS). A normativa introduz uma classificação por níveis de biosseguridade (A, B e C), que vincula a validade do certificado (de 12 a 24 meses) ao rigor das medidas preventivas adotadas, além de adotar métodos estatísticos para amostragem laboratorial, otimizando custos sem comprometer a vigilância sanitária.
Para o responsável técnico, o cumprimento integral desta Portaria é atribuição para garantir a competitividade e a segurança jurídica da granja no mercado de reprodutores. A certificação não é apenas uma exigência para a comercialização e o trânsito de animais, mas o principal mecanismo de proteção contra o ingresso de enfermidades que podem devastar o plantel nacional e fechar mercados de exportação. Ao aderir aos requisitos da portaria, como barreiras físicas de isolamento, controle rigoroso de acesso e planos de contingência auditáveis, o profissional contribui para consolidar o papel da granja como um elo seguro e eficiente dentro da cadeia produtiva de suínos.
Mais informações no site da secretaria da Agricultura www.agricultura.rs.gov.br/pnss-rs.
Texto: Thais D'Avila
Voltar para notícias
(51) 4042-1901













