Notícias
Pecuária de corte terá novos valores de contribuição
02/10/25
O aumento da contribuição do setor da pecuária de corte ao Fundesa foi tema de reunião hoje (1) na sede da Farsul em Porto Alegre. Os integrantes do Conselho Técnico Operacional da Pecuária de Corte (CTOPC) debateram a necessidade de elevar a contribuição e alterar o formato do recolhimento.
O objetivo é fortalecer o fundo que, após a retirada da vacinação contra a febre aftosa, incrementou os trabalhos de prevenção e contratou o seguro do rebanho, iniciativa inédita no país. Em 2021, em Assembleia Geral Extraordinária, os conselheiros do fundo aprovaram a elevação das taxas, entretanto, como estava prevista mudança do instrumento de parceria com o Governo do Estado, a implementação foi adiada. Toda a medida que mexe nos valores e formato de arrecadação precisa passar por aprovação na Assembleia Legislativa.
Ficou encaminhado na reunião que haverá uma revalidação dos valores propostos em 2021. Conforme o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, a entidade realizará uma assembleia geral ainda em outubro, para a aprovação da proposta. Ao mesmo tempo, a minuta do projeto que precisará ser aprovado pela Assembleia Legislativa está em fase final de redação e deve ser protocolada na Casa Civil nos próximos dias.
O presidente do CTOPC, Pedro Píffero, lembrou que o novo valor proposto deverá equivaler a menos da metade do valor que o produtor rural pagava para a compra da vacina.
Voltar para notícias