Notícias

Novo apoio para o setor de diagnóstico está em pauta no Fundesa-RS

04/07/25

Em visita ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária essa semana, o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, e o conselheiro Pedro Píffero, conheceram o trabalho desenvolvido pelo órgão no diagnóstico de doenças em animais de produção.

O LFDA-RS, localizado na Ponta Grossa, zona Sul de Porto Alegre, faz parte da rede de laboratórios oficiais do Mapa e é referência no país para o controle de vacinas contra a febre aftosa, diagnóstico de doenças animais, controle de resíduos e contaminantes e outras atividades.

Durante o encontro, o coordenador do LFDA, Fabiano Barreto, mencionou a necessidade de agilizar o envio de amostras para outros laboratórios, conforme a referência de cada unidade de LFDA existente no país. Campinas, em São Paulo, é referência, por exemplo, em diagnósticos de Influenza Aviária. Já Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, é referência para febre aftosa.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, colocou a disposição o serviço já contratado pelo fundo, de transporte de amostras biológicas por via aérea com a Companhia Azul e a Latam Cargo. Este serviço já é utilizado rotineiramente pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor para o envio de amostras relacionadas ao setor de proteína animal.

O próximo passo é formalizar um Acordo de Cooperação Técnica para que o Fundesa-RS possa atuar junto ao LFDA no sentido de agilizar atividades e otimizar o tempo de diagnóstico de suspeitas de doenças nos rebanhos bovino, suíno, de aves e de ovinos.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag