Notícias

GT de Rastreabilidade se reúne com representantes do Ministério da Agricultura

Projeto piloto do RS foi um dos temas abordados no encontro

28/01/26

O Grupo de Trabalho de Rastreabilidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que está conduzindo o projeto piloto de rastreabilidade bovina no Rio Grande do Sul, recebeu nesta terça-feira (27/1) uma comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A reunião teve por objetivo trocar informações sobre o processo de implementação da rastreabilidade bovina, tanto em âmbito estadual quanto a nível nacional.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, esteve presente e destacou que ainda há desafios a serem vencidos, mas que a rastreabilidade representa segurança e desenvolvimento para o Brasil. Ele veio de Brasília a Porto Alegre junto com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Marcelo Mota, e o coordenador-geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal do ministério, Bruno Cotta.

O secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena, abordou o projeto piloto de rastreabilidade bovina do Rio Grande do Sul, em que 50 propriedades voluntárias foram escolhidas para testar a aplicação dos brincos de identificação e a relação destes com o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) para o registro dos animais. “Consideramos que temos uma soma de fatores que nos dá a oportunidade de adiantarmos nosso calendário para a adoção da rastreabilidade bovina”, destacou.

A rastreabilidade individual de bovinos é um sistema que permite acompanhar todo o ciclo da vida de um animal, dados sobre sua raça, sexo, idade, vacinas, movimentações, até o abate. Esses dados ficam em um sistema, vinculado a um número de registro de um brinco ou bóton. O plano estratégico para a implementação do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB) tem escalonamento de prazos que totalizam oito anos de adaptação até a adoção obrigatória, a partir de 2033.

Encontro com o setor produtivo
A comitiva de Brasília também se reuniu com o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, para discutir as diretrizes da rastreabilidade bovina e outros assuntos de pertinentes a defesa agropecuária do Rio Grande do Sul. No fim do dia, por intermédio do presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber, os conselheiros da entidade também se reuniram com a equipe do minsitério para tratar de assuntos das cadeias de produção da avicultura, suinocultura, ovinocultura, pecuária de corte e pecuária de leite.

Texto: Elaine Pinto/ Ascom Seapi
Foto: Cassiane Osório/ Ascom Seapi


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag