Notícias
Fonesa discute rastreabilidade bovina em reunião
Secretaria da Agricultura do RS apresentou o projeto-piloto em andamento
14/11/25
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) apresentou o estado atual do seu projeto-piloto de rastreabilidade de bovinos e bubalinos durante reunião do Fórum Nacional de Executores de Defesa Agropecuária (Fonesa), ocorrida nesta quinta-feira (13/11), em Campo Grande (MS).
“Mostramos como o Rio Grande do Sul vem trabalhando para a implantação do sistema de rastreabilidade, quais os desafios encontrados e os próximos passos. Também pudemos conhecer como os outros estados vêm atuando nesse campo”, conta o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes.
Dois representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram do fórum, colhendo sugestões e demandas dos estados referentes à implantação do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB). “Enfatizamos a necessidade de evoluções, por parte do governo federal, de definições do sistema integrador dos dados estaduais”, destaca Francisco.
Outra demanda trazida foi o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov), utilizado pelas certificadoras para o protocolo de exportação à União Europeia. “É preciso evoluir para o Sisbov 2.0, com a utilização da mesma faixa de brinco ISO 076, que é o padrão do PNIB, e não mais o identificador 105, usado atualmente”, explica o diretor adjunto.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social - Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Voltar para notícias
(51) 4042-1901













