Notícias

30 de junho - Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário

30/06/18

Em 2018 a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário atinge a maioridade, 18 anos. E, embora a carreira tenha sido criada apenas em 2000, a atividade dos fiscais existe há mais de 140 anos, desde que o Ministério da Agricultura foi criado.

E neste 30 de junho, em que se comemora o Dia Nacional do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, a Delegacia sindical do Anffa no Rio Grande do Sul lembra a importância deste servidor para a produção agropecuária brasileira, a alimentação da população e para os negócios internacionais. "Pelas mãos dos auditores fiscais federais agropecuários passa a totalidade de produtos do agronegócio que são exportadas para dezenas de países ", afirma o delegado sindical, Mario Fernando Peyrot Lopes. Segundo ele, o momento dos AFFAS é de lutar pela valorização da carreira e cobrar do Ministério da Agricultura que não corte mais recursos da pasta, pois as atividades de fiscalização e inspeção dependem de constantes investimentos e aportes.

Atualmente, existem no país quase sete mil Auditores Fiscais Federais Agropecuários, entre ativos e aposentados. No rio Grande do Sul são 207 em atividade. Estes servidores, concursados do Ministério da Agricultura, podem ser engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, químicos ou farmacêuticos. Os auditores fiscais federais agropecuários atuam na inspeção de produtos de origem animal e vegetal, na defesa agropecuária, em laboratórios e na fiscalização e controle de produtos e práticas agropecuárias e na exportação de produtos.

Os AFFAS trabalham na sede do Mapa em Brasília e em suas superintendências em todo o país. Mas também atuam dentro de plantas frigoríficas, em portos, aeroportos e aduanas e em unidades de vigilância agropecuária espalhadas nas principais regiões produtoras.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag