Notícias

Sanidade da pecuária leiteira será tema de simpósio em 2026

12/12/25

Integrantes do Conselho Técnico Operacional da Pecuária Leiteira definiram nesta sexta-feira (12) a realização de um simpósio em 2026 para tratar sobre o avanço do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). O objetivo é reunir técnicos do serviço veterinário oficial público e privado, representantes de indústrias e produtores para tratar sobre responsabilidade compartilhada.

A pecuária leiteira representa pouco mais de 15% do rebanho bovino do Rio Grande do Sul. O PNCEBT do estado é um dos mais rigorosos do país. Só no ano passado foram testados, em procedimento de rotina, mais de 385 mil animais. A prevalência da doença nos testes realizados foi de 0,49%. “As doenças chegam no rebanho através de outros animais, em geral os que entram para a reprodução, que ficam mais tempo na propriedade. Por isso, a realização do teste e o saneamento da propriedade são fundamentais para reduzir a ocorrência”, afirma a coordenadora do PNCEBT, Ana Cláudia Groff. Segundo ela, o maior volume de testes é realizado onde há concentração de indústrias, especialmente na metade Norte do estado.

A reunião contou com a participação de representantes do setor industrial, como a Santa Clara e a CCGL, que já estabeleceram bonificação para o leite recebido de propriedades certificadas como livres de tuberculose e brucelose. O presidente do Conselho Técnico Operacional da Pecuária Leiteira, Marcos Tang, pontuou a importância de valorizar os produtores que realizam os testes e contribuem para o saneamento do rebanho. “É importante que eu cuide bem do meu rebanho, mas meu vizinho também tem que cuidar”, destacou.

O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, afirmou que um evento para esclarecer sobre questões técnicas e legais sobre a legislação do PNCEBT será fundamental para ampliar a conscientização e as oportunidades de melhorar a sanidade dos rebanhos. Segundo Kerber, instituições como Senar e Emater também serão convidadas para contribuir com a multiplicação dos temas junto aos produtores, pela penetração que têm nas comunidades de produção leiteira do RS. A data do simpósio ainda não foi definida.

TEXTO: Thais D'Avila
FOTO: Thais D'Avila


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag