Notícias

Vídeo em animação orienta sobre a importância de notificar

30/09/19

Faltando um mês para o início da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa e a poucos dias do resultado da auditoria do Ministério da Agricultura que poderá indicar o avanço de status sanitário no Rio Grande do Sul, cresce a importância de observar medidas de prevenção e controle de doenças que não sejam apenas a aplicação da vacina.

Está em circulação por meios digitais um vídeo elaborado pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal em parceria com a Secretaria da Agricultura. A produção alerta sobre a importância de notificar suspeitas de doenças aos técnicos do Serviço Veterinário Oficial.

O material, elaborado com animação, chama a atenção para os sintomas que os animais podem apresentar e destaca os canais de contato para que o produtor possa avisar os médicos veterinários. Conforme a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da SeapDr, Rosane Collares, a notificação de suspeitas é fundamental para garantir que qualquer anormalidade seja verificada. "O produtor rural não precisa temer esse contato, ao contrário, ele é importante para que em caso de qualquer doença, o controle seja rápido e com prejuízos reduzidos", pontua.

Segundo o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a intenção é que o material circule nos grupos de mensagens e redes sociais de produtores, médicos veterinários e todos os envolvidos na agropecuária. "Optamos por uma linguagem clara e objetiva, com visual leve e didático, para que a mensagem seja gravada de forma positiva", afirma. O vídeo foi lançado durante o Fórum Nacional de Febre Aftosa, na Expointer, e foi aclamado por representantes de todo o país.

Para assistir, basta acessar o canal do Fundesa no Youtube: www.youtube.com/watch?v=XzU1Z3PAsX0


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag