Notícias

01/09/2017

Fundesa recebe homenagem do IPVDF

Fundesa recebe homenagem do IPVDF

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor concedeu uma homenagem ao Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) durante a Expointer 2017. O presidente do Fundo, Rogério Kerber e o conselheiro Zilmar Mousalle receberam a placa das mãos do secretário da Agricultura, Ernani Polo e do diretor do IPVDF , Rogério Rodrigues, na sexta-feira (1).

 

O IPVDF é o órgão estadual que dá apoio aos programas sanitários no estado. Existente desde 1940, o Instituto vem, a partir de 2016, evoluindo para receber a acreditação de seus laboratórios junto ao Inmetro. O Fundesa vem investindo na aquisição de equipamentos  e adequação dos laboratórios para estas ações.  Atualmente o IPVDF realiza 110 testes, sendo que 21 já são acreditados.   

 

Para o secretário Ernani Polo, “o apoio do Fundesa sempre foi determinante para o processo.  Essa parceria já deu resultados no passado, vem dando no presente e certamente continuará dando bons frutos no futuro”.  O Fundesa também recebeu da Secretaria da Agricultura o troféu Expointer. A honraria, entregue pelo secretário substituto da Agricultura, André Petry, foi concedida a personalidades e instituições que se destacam no apoio à agropecuária do Rio Grande do Sul.

 

 O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, falou sobre o papel do Fundesa no desenvolvimento da defesa sanitária do RS e salientou que a competitividade é fator fundamental para qualquer atividade. “Precisamos fazer mais, melhor e com menos.” O Fundesa, segundo o presidente, tem o desafio de receber contribuições dos produtores rurais e das agroindústrias e fazer a gestão destes recursos de forma criteriosa , equilibrada e bem direcionada. “Por isso, quando o conselho do Fundesa define que devem ser aplicados recursos no IPVDF é porque existe a concepção clara que o Instituto, na área de disgnósticos, é fundamental”, concluiu.

 

Kerber também fez um agradecimento especial ao pesquisador Alexandre Braga, que vem fazendo a interlocução do Instituto junto ao Fundo.

 

Fotos no flickr:  https://flic.kr/s/aHsm7YBEYc
 
Apresentação IPVDF: Clique aqui
 

Veja lista completa